empreende

Caxiense radicado em Santa Maria abrirá bar de vinhos em agosto

Fotos: Charles Guerra (Diário)
Emerson Nereu é de Caxias do Sul e, hoje, trabalha com vinhos em Santa Maria

Amadeirado ou amanteigado, leve ou encorpado? Tanto quanto saboroso, o vinho também é complexo. Para entender as diferentes composições dessa bebida que conquista adeptos no mundo inteiro, especialistas se dedicam a estudar para compreender o campo enogastrônomico e se tornarem sommeliers (especialistas) de vinhos. Este é o caso do empreendedor caxiense Emerson Nereu, 32 anos, que vive em Santa Maria desde 2015. Sommelier formado desde 2010, ele viu, no mercado santa-mariense, uma oportunidade para proporcionar eventos e experiências com vinhos. E foi assim que nasceu a Viccino - Produção e Evento. Em agosto, Nereu vai inaugurar o Spazio Viccino, um bar de vinhos, cuja proposta é, segundo seu idealizador, atingir a democratização do vinho.

- O Spazio Viccino é a realização de um sonho. Será um local para provar diferentes rótulos, com novas possibilidades para os amantes da bebida dos deuses. Você poderá combinar o vinho com seleções de pratos feitos no local e também haverá opções de cafés especiais. Ele será um atrativo novo para criar curiosidade e o desejo de visitar Santa Maria. Vinho é arte, cultura, música e é a máxima expressão do homem - define.

Cortes para eles e para elas: o segredo do sucesso da barbearia que atende mulheres

Nereu começou a trabalhar ainda adolescente, aos 14 anos. Ele era garçom de um restaurante, em Gramado, e, com o tempo, passou a admirar o ritual que era feito para servir vinhos aos clientes.

- Eu via o quanto a abertura de um vinho na mesa dos clientes era encantadora. Não bastava-me somente abrir vinhos e servi- -los. Eu queria mais e decidi estudá-los. Fui para Bento Gonçalves, onde morei e aprendi durante 6 anos - conta.

Ao longo da formação profissional, o sommelier teve a oportunidade de ampliar o currículo - e a visão de mundo -, ao trabalhar ao lado do chef francês Laurent Suaudeau. Ao longo da carreira, Nereu ainda atuou como professor no Senac e foi, durante oito anos, executivo e formador de equipes do Grupo Casa Di Paolo. Membro da Associação de Vinhos do Vale Central Gaúcho, ele viajou pela América do Sul em busca de aperfeiçoamento teórico e prático. Foi o estudo que trouxe Nereu para a Região Central e, depois, para Santa Maria. No Coração do Rio Grande, Emerson pôde organizar atividades como o 1° Evento Internacional do Vinho, e, em 9 de maio deste ano, o lançamento do Dia do Vinho. Esse último, que durou duas semanas e promoveu jantares harmonizados, uma rústica do vinho e palestras. Segundo o responsável pela empresa, foi um orgulho poder promover uma iniciativa deste porte.

- Foi uma atividade para chancelar a nossa promoção de eventos. É um evento com visibilidade nacional, e que posicionou a região no mapa do enoturismo brasileiro. Essas iniciativas contribuem para a divulgação do que temos aqui, seja em hotelaria, gastronomia, vinícolas locais, lojas, museus ou empreendimentos - acrescenta.

Artesão investe em arte funcional para criar a Art Zen Quadros

Desde pequeno, o ritual de abrir e servir um vinho encanta Nereu

ADEPTOS

O público-alvo da Viccino é diverso. O turismólogo Rogerio de Assis Brasil, 42 anos, conheceu os serviços de Nereu por meio de empresários da gastronomia da Região das Hortênsias. Desde então, ele acompanha o progresso da empresa.

- Penso que o Emerson é um profissional diferenciado, envolvente, focado e muito agregador. Eu recomendaria os serviços deles a todos, porque a Viccino é diferenciada - diz.

Luminárias em PVC são fabricadas por artesã da cidade

Para os apaixonados pela popular bebida, degustar um bom vinho já virou rotina. O empresário Sérgio Silva, 35 anos, diz que Nereu é um entusiasta no mundo do vinho e desempenha suas tarefas com paixão. Silva acrescenta que a região central do Estado foi colocada no mapa do vinho graças à Viccino.

- Aprovo e recomendo o trabalho do Emerson e a expertise dele. As experiências vivenciadas com o vinho fazem despertar nas pessoas a alegria do bem apreciar - comenta.

Artesã e publicitária transforma madeira em arte

O empresário Eduardo Rosa, 37 anos, diz que a paixão pelo trabalho dá, às empreitadas da Viccino, um tempero especial. Ele conheceu Emerson por meio de um clube do vinho, e desde então, é mais um seguidor do trabalho do especialista.

- O trabalho dele é excelente. Eu acho incrível. Em um mundo tão carente, onde as pessoas fazem por necessidade financeira, ver alguém fazendo as coisas por paixão é importante. Ele é encantado por vinhos, e eu acredito que, por isso, o trabalho dele é tão encantador. Eu recomendo os cursos e as experimentações realizadas - afirma. (Colaborou Lorenzo Seixas)

AGENDA

Confira, abaixo, quais são as próximas atividades organizadas pela Viccino que estão com inscrições abertas. Para fazer reservas, basta entrar em contato com Emerson, pelo (55) 99946-2828 ou pelo e-mail [email protected].

Pranzo Speciale por Fatto a Mano
Quando/onde -
Domingo. Serão servidos dois almoços, um às 11h30min e outro às 14h30min, no Pátio Rural (Hotel Fazenda Pampas, no Rua Angelin Bortholuzzi, 200, Bairro Camobi) Atrações - Almoço com risoto de galinha caipira, bife a milanesa, saladas da horta, cuca alemã. Os vinhos são vendidos a parte
Quanto - R$ 40 (por pessoa)

Almoço Harmonizado Quinta dos Teixeiras
Quando/onde -
29 de julho, na vinícola Teixeira, em Itaara (Rua Guilherme Kurtz, 470)
Atrações - Às 11h, uma visita aos vinhedos, às 11h30min, uma visita técnica a vinícola e, às 12h15min, um almoço com degustação de vinhos
Quanto - R$ 150 (por pessoa)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Jornalista aposta na produção de alimentos veganos em Santa Maria Anterior

Jornalista aposta na produção de alimentos veganos em Santa Maria

Cortes para eles e para elas: o segredo do sucesso da barbearia que atende mulheres Próximo

Cortes para eles e para elas: o segredo do sucesso da barbearia que atende mulheres

Empreendedorismo